Balança Comercial

//Balança Comercial

Balança Comercial

A economia mundial inclui todos os países existentes do mundo. Todos os países comercializam uns com os outros, mas cada um deles tem suas próprias capacidades – um país produz bens que são muito procurados em todo o mundo, e os outros não produzem absolutamente nada e precisa comprar tudo. Tudo isso, de uma forma ou de outra, afeta o estado geral da economia. Para avaliar a saúde da economia de um país, há um indicador chamado Balança Comercial.

O que é Balança  Comercial e do que isso depende?

Balança comercial é o indicador econômico que representa a relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços de um país em determinado período. Ou seja, essa relação do valor total de mercadorias que foram exportadas do país para o valor de mercadorias que foram importadas diretamente para o mesmo país. Todos os dados detalhados sobre os indicadores da Balança Comercial são extraídos das estatísticas alfandegárias, que fixa todas as travessias da fronteira pelas mercadorias em ambas as direções, incluindo as mercadorias pagas e compradas a crédito. Os pagamentos em si não são relevantes para este indicador, eles são considerados em conjunto com outros indicadores econômicos no balanço de pagamentos.

Superávit e Déficit

Se o saldo for maior que zero, isso indica que o país teve um superávit comercial neste período (excedente). Se o saldo for menor que zero, então o país é negativo (déficit). Acontece que a quantidade de exportação é igual à quantidade de importações – então é chamado de saldo líquido.

Superávit da Balança Comercial

Quando o total de exportações de bens e serviços for superior ao total de importações, registra-se um superávit no saldo da balança comercial. O superávit da balança comercial é um fator positivo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) mais bens e serviços do que está importando. O resultado positivo da balança comercial gera um lucro que pode ser utilizado para investir no próprio sistema econômico do país.

Déficit da Balança Comercial

Quando o total de exportações de bens e serviços for inferior ao total de importações, registra-se um déficit no saldo da balança comercial. O déficit da balança comercial é um fator negativo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando menos bens e serviços do que está importando. O resultado negativo da balança comercial gera um prejuízo que deve ser coberto pelas reservas financeiras do país.

A balança comercial é necessária para avaliar a competitividade dos produtos de produção própria, bem como a sua posição na economia global. Além do saldo global e alterações de rota de comércio com outros países separadamente, o que mostra a dependência de um Estado contra outro.

Taxa de Cobertura

A razão entre o total de exportações e importações de um país indicam a taxa de cobertura das importações pelas exportações, ou, simplesmente, a taxa de cobertura. Essa taxa indica-nos em que percentagem as exportações pagam as importações.

A taxa de cobertura é importante pois proporciona a noção exata do grau de (in)dependência comercial de um país em relação ao mercado externo, a um grupo de países ou a um único país.

Se o saldo for positivo, podemos dizer que o país exporta bens mais do que importa. Você também pode tirar as seguintes conclusões:

  • No mundo há uma grande demanda pelos bens produzidos por um determinado país;
  • O país não pode consumir tudo o que produz no seu território.

O saldo negativo do país mostra que o país compra muito e vende pouco. Aqui estão as conclusões que você pode tirar:

  • Os bens produzidos neste país, tem baixa demanda;
  • O país consome mais do que consegue produzir.

O saldo negativo do país mostra que o país compra muito e vende pouco. Aqui estão as conclusões que você pode tirar:

  • Os bens produzidos neste país, tem baixa demanda;
  • O país consome mais do que consegue produzir.

O estado da balança comercial é afetado por vários de fatores diferentes:

  • A capacidade de produzir certos bens;
  • Mudança na demanda interna por bens domésticos e importados;
  • Fatores sazonais;
  • A tendência da demanda global;
  • A restrição do Estado às importações ou exportações, com base na política econômica externa;
  • Flutuações em um ou outro lado das taxas de câmbio;
  • Mudanças bruscas e graduais nos preços das matérias-primas, como petróleo, gás, etc.

A Balança Comercial – o que isso afeta?

Se o mercado interno e externo está em grande demanda por bens produzidos em um determinado país, então a economia deste país está atualmente em uma boa posição. E se a baixa demanda por bens produzidos (tanto no mundo quanto no país), eles não resistem à concorrência de produtos importados, o que indica uma queda nos padrões de vida e na economia como um todo.

No entanto, deve-se notar que o saldo positivo nem sempre mostra o sucesso de um país em particular e o crescimento da economia. Além disso, o saldo negativo não tem necessariamente um efeito negativo sobre a economia. Aqui tudo depende do estado atual da economia e da política econômica escolhida do Estado. Por exemplo, durante o aumento da economia, as importações geralmente aumentam para aumentar a demanda e aumentar a concorrência de preços dentro do país. E durante a retração econômica, pelo contrário, aumentam as exportações, de modo que pode haver um aumento na demanda por bens de produção própria, assim como um aumento no número de empregos no país.

Em geral, não é a balança comercial que importa, mas sua dinâmica positiva ou negativa. Por exemplo, seu declínio acentuado indica um estado ruim da economia, bem como o fato de que a moeda deste país pode cair em valor. Além disso, se a balança comercial entre os dois estados tiver mudado em relação ao período anterior, ela pode nos informar com qual par de moedas precisamos trabalhar para obter lucro. Isso é usado com sucesso por muitos traders. Mas você precisa ter em mente que esses indicadores são publicados uma vez por mês no calendário econômico, e o mercado nem sempre pode reagir instantaneamente. Portanto, para negociar moedas diferentes da balança comercial, você precisa estudar outros indicadores econômicos.

Então, a balança comercial é um dos indicadores mais importantes da economia de um país. Mostra o lugar que cada país ocupa na economia mundial. Além disso, este indicador é estudado para determinar o desenvolvimento da economia em uma direção ou outra.

Balança Comercial
4.8 (96%) 5Votes
2018-05-11T21:59:46+00:00 |Educacional|
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.