Introdução a Suporte e Resistência

O suporte e a resistência são linhas que ilustram a divergência entre os compradores (altistas) e os vendedores (baixistas).

Suporte

Os níveis de suporte indicam a cotação para onde a maioria dos investidores pensa que as cotações vão subir. À medida que a cotação desce em direção do suporte e tornam-se mais barata, os compradores estarão mais inclinados para comprar e os vendedores menos inclinados para vender.

Resistência

Os níveis de resistência indicam a cotação em que a maioria dos investidores acredita que as cotações vão descer. À medida que as cotações se deslocam para a zona de resistência e o preço aumenta, os vendedores estarão mais inclinados para comprar e os compradores menos inclinados para vender.

Como Desenhar Linhas

Para desenhar uma linha de suporte e resistência, você precisa descobrir o seguinte: Onde se encontra o ponto baixo mais recente? Onde se encontra o ponto alto mais recente? A partir desse instante, simplesmente desenhe uma linha horizontal por baixo do ponto baixo e uma por cima do ponto alto. É comum ter de esperar um pouco para determinar se essas linhas tomam forma. Você precisa verificar a existência de uma zona de suporte, o que normalmente significa ter de esperar para observar três tentativas frustradas para quebrar o suporte ou a resistência.

Primeira Estratégia de Operação

Agora você está pronto para desenvolver sua primeira estratégia de operação. Se você quiser realizar operações de compra e venda no mercado, um dos melhores locais para fazê-lo é perto de uma área de suporte. Pelo contrário, se você deseja vender no mercado, um dos melhores locais para a venda é perto de uma área de resistência. É muito simples a razão desse fato. Um suporte forte faz com que seja provável que uma baixa no preço tenha sido estabelecida, e se uma resistência forte tiver sido estabelecida, é provável que um ponto alto tenha sido estabelecido. A realização de operações de compra e venda próxima de suporte e resistência ajuda a alcançar o objetivo de compra a um preço baixo e venda a um preço alto. Isso é nada menos que um clichê, contudo, também representa um plano de operação sólido e lucrativo.

Você talvez esteja pensando que isso parece ser demasiado simples. Na realidade, as linhas sofrem rupturas de forma frequente, e em breve você compreenderá esse simples fato e conseguirá incorporar essa realidade na sua estratégia de operação. Quando uma linha sofre uma ruptura, a linha muda de caráter. A linha de suporte começa a agir como uma nova linha de resistência. A linha de resistência começa a agir como uma nova linha de suporte, dependendo da linha que sofreu a ruptura.

 
Suporte e Resistência
Linhas de Suporte e Resistência
 
 
É evidente que você deve tentar determinar quão fortes as linhas de suporte e resistência são. Quanto mais fortes forem, mais confiança o operador terá na aplicação dessas linhas para dar forma a uma operação de compra e venda.
 

Identificação do Grau de Fraqueza ou força

Quantas mais vezes as linhas forem frequentemente tocadas sem sofrer uma ruptura, melhor a indicação para o operador. Costumamos dizer que três toques confirmam um bom ponto de entrada possível. Quanto maior o cronograma, melhor o indicador. Se você obtiver mais experiência, considere a ação dos preços em relação a outros padrões tais como a Análise de Bollinger ou Bandas de Bollinger (Bollinger Bands) e a presença ou ausência de Velas Doji (padrão comum em gráficos de velas).
 
 
 

Quero dar a meus filhos bastante dinheiro para que possam fazer o que quiserem, mas não dinheiro o bastante para que não façam nada. Warren Buffett

Suporte e Resistência
3.6 (72.06%) 68Votes